O que vem pela frente vai abalar muitas convicções que normalmente temos, motivo pelo qual é importante estarmos de mente aberta. E como vamos tratar do que fazer para enriquecer, talvez pensemos em fazer esta pergunta: “Como posso desejar ser rico enquanto tantos passam fome?”. Então, lembremos que, se não formos ricos, as condições de quem tem menos recursos não vai melhorar.
Afinal, independentemente do que pregam as religiões (tendo você uma religião ou não), o ser humano deve ser próspero, e não há nada de errado nisso. Até porque, com melhores condições podemos beneficiar mais pessoas.
Repare que, independentemente das crises que estão em andamento, sempre há quem está ganhando dinheiro.
1) Por que estudar isso?
Se você quer ficar rico, você precisa de alfabetização financeira.
Será que a escola nos prepara para sermos ricos?
“Vá para a escola, tire boas notas, seja um aluno exemplar, pegue seu canudo e consiga um ótimo emprego”, esse é o pensamento arcaico que muitos ainda têm em pleno século XXI. A escola não nos ensina sobre educação financeira (nem ninguém mais). E as finanças estão presentes diariamente na vida de todas as pessoas e acabam sendo o maior (ou a origem) de todos os problemas de muitas famílias. Isso tudo pode ser mudado com educação financeira!
Você acabou de dar o primeiro passo, que é muito importante: querer aprender.
Muitas pessoas apenas reclamam e lamentam, mas agora você terá a oportunidade de aprender conceitos simples, mas que nunca ninguém lhe ensinou e que serão capazes de mudar sua vida.
Boa Viagem!
“Querer dinheiro apenas para se manter não torna ninguém rico. Querer ser rico gera ótimas finanças.”
2) Mente
A prosperidade é um reflexo da atitude mental que a pessoa tem durante a vida. Sua situação econômica atual é fruto de sua atitude mental, que pode ser de hoje, ou de algum tempo atrás. As pessoas que estão desfrutando de uma vida próspera estão colhendo a prosperidade que já foi plantada há algum tempo em suas mentes. Isso nos dá o caminho para desfrutar de melhores condições num futuro próximo.
Você precisa se conscientizar de que o pensamento é o criador de tudo. Tudo acontece primeiramente em nossa mente e só depois se manifesta em nossa vida.
Seu destino é traçado pelo seu próprio pensamento e não por alguma força que vem de fora.
A prosperidade já existe e está à disposição de todos. Basta sintonizarmos este canal. Por exemplo: quando você está assistindo televisão, naquele momento estão passando vários programas diferentes em canais diferentes, mas para poder ver um deles você precisa sintonizar com seu controle remoto as ondas eletromagnéticas do canal que quer assistir. O mesmo acontece com nossa mente:
todas as coisas boas, prosperidade, felicidade, já existem! Precisamos apenas nos conectar a esse canal e recebê-lo. Enquanto estivermos reclamando de carência e pedindo coisas, não estaremos sintonizados com o canal correto. É uma coisa muito simples. Se você quer receber a prosperidade, você precisa ter pensamentos prósperos para sintonizar-se com as ondas da prosperidade. Quanto mais forte sua resistência mental, mais difícil será manifestar a prosperidade em sua vida.
Abra os olhos de sua mente para que possa receber a prosperidade!!!
Ser rico é um estado mental. O lado bom disso é que podemos controlar nossa mente, escolher o que queremos atrair. Nossa mente é muito poderosa e, ao mesmo tempo, de funcionamento muito simples. Se tudo é reflexo de nossa mente, o que eu devo fazer para ser próspero? Ter pensamentos prósperos, agir como uma pessoa próspera, reconhecer que já sou próspero e isso, então, refletirá em nossas vidas.
Assim como posso manter o pensamento de que sou pobre, que não tenho dinheiro, que nasci para ser pobre... Logicamente que é isso que vai acontecer, pois você plantou em sua mente e refletirá em sua vida. Temos o livre arbítrio para escolhermos o que quisermos para nossa vida.
E agora você pode escolher qual pensamento deseja ter. Detalhe: não custa nada, dá o mesmo trabalho e não é pago imposto algum para você pensar como os ricos ou como pobre. E é o mesmo trabalho, mas com resultados bem diferentes...
Atitudes que afastam a prosperidade:
- Inveja de pessoas ricas
- Pensar ser azarado
- Cara fechada
- Mão fechada
- Pagar os compromissos se queixando
- Pensar somente em si
- Apenas esperar que as coisas um dia melhorem
Atitudes que atraem a prosperidade:
- Pensamento “já sou rico”
- “Sou sortudo”
- Falar e pensar somente em prosperidade
- Agradecer as coisas que recebe
- Aprender a gostar do que faz, de seu trabalho
- Admirar quem é bem sucedido e querer o mesmo para si
Estrutura da nossa mente:
95% Subconsciente 5% Consciência
O que fazer, então?
Coloque pensamentos prósperos no subconsciente. Mentalize todos os dias, quando acordar e antes de dormir: “Sou rico, sou próspero, eu nasci para o sucesso, eu nasci para ser rico, atraio a prosperidade como um ímã, tenho uma mente próspera, tenho pensamentos prósperos. Eu já sou muito próspero!...”
Se você repetir todos os dias esses pensamentos, isso ficará armazenado em seu subconsciente, ou seja: em 95% de sua mente! E após ter esta firme convicção, isso se manifestará em sua vida de forma natural.
Todas as coisas boas já existem, mas para se manifestarem em nossa vida elas precisam passar por nossa mente antes. Se nossa mente está suja, as coisas boas não conseguem passar e manifestam-se em nossas vidas coisas não muito agradáveis. Agora, se nossa mente está limpa, as coisas boas conseguem passar e manifestam-se perfeitamente em nossa vida. E o que é uma mente limpa? Uma mente limpa é uma mente com pensamentos alegres, felizes e prósperos. Uma mente suja é o contrário disso: pensamentos negativos, raiva, reclamações, inveja...
Lembre-s que as coisas boas existem e sempre existiram, estando à disposição de todos. Cabe a você moldar sua mente para poder recebê-las ou não.
3) Segredos da Mente Milionária
Veja algumas das atitudes de pessoas ricas, comparadas com as atitudes de pessoas pobres. Lembre-se que as duas atitudes dão o mesmo trabalho e não custam absolutamente nada:
As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas.
As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.
As pessoas ricas pensam grande.
As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.
As pessoas ricas focalizam oportunidades.
As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.
As pessoas ricas admiram outras pessoas ricas e bem sucedidas.
As pessoas pobres guardam ressentimentos de quem é rico.
As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem sucedidos.
As pessoas pobres têm a companhia de indivíduos negativos e fracassados.
As ricas são maiores do que seus problemas.
As pobres são menores que seus problemas.
As ricas administram bem seu dinheiro.
As pobres administram mal seu dinheiro.
Repare em outro exemplo que ilustra bem a diferença entre ricos e pobres:
Quando não se tem condições financeiras de aquirir algo que se quer, uma pessoa de mentalidade pobre pensa: “Não posso/Não vou comprar isso.”
Uma pessoa de mentalidade rica, ao estar sem condições, pensaria: “O que vou/posso fazer para comprar isso?”
Repare que, no primeiro caso, o raciocínio se encerra. No segundo, mesmo que não se faça a aquisição, a mente continua trabalhando.
4) O Segredo da Prosperidade
Agora você vai conhecer um dos maiores segredos da prosperidade, para
mudar de vez a sua vida:
Beneficiar o maior número possível de pessoas. Este é o objetivo da vida e o segredo da prosperidade.
Quanto mais pessoas beneficiar com seu projeto, com seu trabalho, maior será seu lucro. A riqueza chega como conseqüência por ter beneficiado os outros. Só aquele que se esforça e se preocupa em oferecer felicidade e bem estar ao próximo é que enriquecerá. Seu trabalho ou seu negócio não pode e não deve estar voltado somente para o lucro próprio, mas também para servir bem as pessoas, beneficiá-las.
O objetivo do trabalho é manifestar amor, felicidade. Ganhar dinheiro é conseqüência!
Se você manifestar amor, alegria, e beneficiar as pessoas, você receberá muito dinheiro também. Agora, se partir do princípio de querer primeiro ganhar dinheiro, dificilmente conseguirá. Ou, se conseguir, não irá durar por muito tempo. Se produzir algo que beneficie 10 pessoas, a satisfação e a alegria dessas 10 pessoas chegarão até os empreendedores sob a forma de lucro. Se produzir algo que beneficie 10 mil pessoas, a satisfação e a alegria dessas 10 mil pessoas chegarão até os empreendedores sob forma de recompensa. A pessoa recebe sempre, à medida que dá!!! Dar para receber! Um dos princípios mais antigos, mais simples e de maior importância.
Não é possível colher sem plantar, podemos colher somente aquilo que
plantamos, podemos receber à mesma medida que damos.
“Toda vez que quero ganhar mais dinheiro, tudo o que tenho que fazer é me perguntar como posso servir mais pessoas.” - (Robert Kiyosaki autor de “Pai Rico Pai Pobre”).
Seu Negócio, Ativos e Passivos
Você tem que conhecer a diferença entre ativo e passivo e comprar ativos. Se você deseja ser rico, isso precisa ficar bem claro.
As pessoas ricas adquirem ativos. Os pobres e a classe média adquirem
passivos pensando que são ativos.
Para exemplificar, podemos lembrar que quase todos sonham com a casa
própria e acham que ela é um ativo. E basta fazermos o cálculo a seguir para verificarmos que morar em casa própria pode não ser bom negócio: o valor de aluguel costuma ser de 0,5% a 0,8% do valor do imóvel. Então, se eu encontrar uma aplicação que renda meros 1%, posso pagar aluguel e ainda ganhar dinheiro. O que não acontece se o valor estiver imobilizado na casa. Sem contar que ainda teremos gastos com manutenção, impostos da casa, etc.
Um ativo é algo que põe dinheiro no seu bolso. Um passivo é algo que tira o dinheiro de seu bolso.
Se quer ser rico, compre ativos. Se quer ser pobre ou pertencer a classe
média, passe a vida comprando passivos.
Quanto aos passivos, não necessariamente devemos evitar para sempre sua aquisição, pois podemos e devemos tranquilamente adquirir uma casa, por exemplo, desde que já tenhamos ativos que geram a renda que pague esta casa.
Se você é empregado, trabalha para alguém, os esforços e o sucesso da
maioria dos assalariados ajudarão a garantir o sucesso, o enriquecimento e a aposentadoria do dono da empresa e de seus acionistas, e não dos empregados.
Se estou nessa categoria de empregado hoje, o que devo fazer? Devo sair de meu emprego?
Não, não estamos falando para você sair de seu emprego. Estamos falando para cuidar de seus negócios, dedicar-se a sua profissão e usar os salários recebidos para adquirir ativos.
Há uma grande diferença entre sua profissão e seu negócio. Não confunda uma coisa com a outra. Repare que se você perguntar às pessoas: “Qual é seu negócio?” Elas podem responder: “Sou banqueiro”. Então pergunte se são donos do banco. Em geral respondem “Não, eu trabalho para o banco...”
Nesse caso estão confundindo profissão com negócio. Sua profissão pode ser banqueiro, elas ainda não são donas do negócio. Para ter segurança financeira você precisa cuidar de seu negócio, não passando a vida toda cuidando dos negócios de outras pessoas. Fique no seu emprego, preferencialmente aqueles que lhe trazem aprendizado, mas comece a cuidar de SEU NEGÓCIO. Negócios que não exigem sua presença. Você é dono deles, mas eles são administrados por outras pessoas.
Se eu tiver que trabalhar neles, não é um negócio, torna-se uma profissão, e voltamos ao problema da renda ganha.
Sua Razão para começar
O que leva você a desejar ser rico?
Não quero trabalhar a vida inteira, não quero ser um empregado, não quero não ter tempo para mim e para minha família, não quero passar a vida inteira trabalhando para pagar dívidas...
O que quero: Quero ser livre para viajar para todo mundo e viver o estilo de vida que gosto, quero fazer isso ainda jovem, quero ser simplesmente livre, quero controlar meu tempo e minha vida, quero que o dinheiro trabalhe para mim.
Considerações finais
A riqueza é infinita. E há muitas pessoas que podem se beneficiar por uma simples forma diferente de pensar. Forma esta que não é ensinada quando temos acesso à formação tradicional.
Se até agora você teve a mentalidade pobre, ainda se verá em muitas situações pensando da mesma forma. Mas perceber isso já será um sinal do seu novo aprendizado. Então, lembre-se que um novo hábito precisa ser criado para substituir os hábitos anteriores.
A forma de pensar é tão importante que podemos reparar que quase todos que ganham na loteria acabam perdendo tudo, pois pensam como pobres, mesmo tendo conseguido mais dinheiro. Enquanto isso, muitos ricos, ao perderem tudo, refazem toda sua fortuna, porque pensam como ricos.
Aproveite! Use o que você aprendeu!