A palavra ponte vem de Pons e a palavra pontífice vem do latim Pontifex que "significa aquele que liga", que liga o terreno com o Divino, o profano com o sagrado, título usado pelos Imperadores Romanos para designar a sua autoridade de "construtores da ponte entre o mundano e o sagrado". A Ponte, guardada a devida proporção simbólica poética tem essa função facilitadora e agradável.
O que antes para atravessar um rio ou uma porção de mar era um ato por vezes intransponível e arriscado ou que requereria percorrer uma distância muito longa e penosa para realizar o intento, simbolicamente hermético, com a Ponte, o Pontifex fez essa dificuldade desaparecer e a travessia antes penosa, tornou-se agradável.
A simbologia do Pontifex que liga o profano ao Sublime foi aplicada na devida proporção a agradável sensação de ligar dois pontos de um território.
Mas no Planejamento da Polis, cidade em Grego, é preciso que homens realmente planejadores estejam nos seus devidos postos, o vocábulo Homem vem do Grego e quer dizer " aquele que olha para o alto", então é preciso termos Homens à frente do seu tempo enxergando o projeto que há de vir e antecipando as necessidades da população.
A população da Polis de Florianópolis cresceu e a quantidade de carros acompanha esse crescimento natural, logo existem mais carros nas travessias das pontes ligando a Ilha ao Continente e a travessia que era agradável há uma década atrás tem se tornado penosa tornando as ligações existentes saturadas e exigindo um plus de uma Nova Ligação, uma Nova Ponte!!!!
No meu Pensamento de Visionário... Eu vejo uma Ponte Moderna e segura para carros na parte superior, e uma ciclovia e passarela de pedestres abaixo da pista de carros protegida das intempéries e também com Restaurantes com Vista Contemplativa do Canal, e, um Café no meio da travessia da Ponte.
Será uma Ponte Obra de Arte com funções agregadas de bem-estar para o incremento do prazer dos que residem e dos que visitam Florianópolis. Uma Ponte referência de bom gosto e funcionalidade para todo mundo. Digna de Prêmios de Arquitetura!!!!
Com a Construção de uma Ponte Moderna na curva antes dos Bombeiros na Beira Mar Norte, a Restauração da Ponte Histórica Hercílio Luz, ganha uma Nova Função, não a de travessia de carros, mas sim de transformá-la num Museu e Galeria de Arte, o Museum é a "Casa das Musas", então não poderia ser exibida qualquer tipo de pseudo-arte, mas sim a exibição das Belas-Artes. Uma Ligação com O Sublime, em respeito inclusive ao Engenheiro Construtor e Arquiteto Pontifex dessa Ponte Histórica. A Arte tem que cumprir os 3 Pilares de sua sustentação o Movere, o Docere e o Diletare, ou seja, Comover, Ensinar e Deleitar, como esse texto que Eu estou escrevendo agora, a verdadeira Arte tem que ter esta função.
Como diz Ralph Emerson sobre os que não produzem a Bela Arte: " Vá para longe com vosso disparate de pinturas, cavaletes e cinzéis! Não passam de quinquilharias hipócritas, excetuando-se o fato de abrir os nossos olhos à supremacia da Arte Eterna." E, Eu complemento, desocupem as Nossas Íris. O Projeto Europa nos Trópicos iniciado no século XVI tem que prosseguir. A referência do Bem, do Belo e do Justo tem que prosseguir. O Sul do Brasil é um local de Resistência de Tradições e Costumes Europeus e de Iluminação do Brasil e tem que Prosseguir Trilhando este Caminho. O Brasil não é o funk e nem os brados da baixaria ouvida.
Dom Rui .'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário