Emerson – A Conduta para a Vida
Há sempre lugar para o homem de vontade forte, e ele dá lugar a muitos outros. A sociedade é um exército de pensadores, e os espíritos mais sólidos que se acham entre eles alcançam os melhores postos. O homem fraco pode ver as verdades que estão cercadas e cultivadas, as casas construídas. O homem forte vê as lavouras e as casas possíveis. Seu golpe de vista cria bens, tão rapidamente como o sol engendra nuvens.
... assim o artista adormecido busca inspiração a todo custo, na virtude ou no vício, na amizade ou na inimizade,, na prece ou no vinho.
Os homens senhores de tal superabundância de sangue arterial não podem viver de nozes, de chá de ervas e de elegias; não podem ler romances e jogar o whist; não podem satisfazer todos os seus desejos nas Conferências da Quintas-feira ou no Ateneu de Boston. Anseiam por aventuras... são feitos para a alegria de uma vida cheia de sucessos.
O excesso de potência tem a mesma importância na história geral que na história industrial e particular.
... seus instintos são o dedo indicador da Providência, sempre endereçado a um bem real.
Dizemos que o êxito é uma questão de temperamento; depende de um excedente de vigor de espírito e de corpo, da capacidade de trabalho, da coragem; exerce influência capital sobre a marcha do mundo, e embora raramente o encontremos no estado desejado de artigo de comércio, porém mais comumente num estado de supersaturação ou de excesso que o torna perigoso, não prescindimos dele, e é preciso tê-lo sob essa forma, com os absorventes para neutralizar-lhe os perigos.
A classe das pessoas afirmativas monopoliza as homenagens da humanidade. Concebem e executam todas as grandes coisas. Que força não se acumulara no cérebro de um Napoleão!
Esse poder primitivo dá um prazer surpreendente quando se manifesta em condições de superior refinamento...
Deveis escolher a vossa obra; deveis escolher a que vosso cérebro pode suportar, e abandonar o resto. Só assim se acumulará aquela soma de força vital que permite transpor a distância do saber ao Poder.
Uma das frases preciosas do mundo é a resposta de Newton a quem lhe perguntava “como pudera fazer seus descobrimentos”: - “Pensando sempre neles”.
Fazer uma grande fortuna exige muito atrevimento e circunspecção, e quando a tiverdes ganho, é preciso ainda dez vezes mais espírito para a conservar.
O homem que tem essa presença de espírito que lhe pode trazer de momento tudo quanto sabe, vale pela ação de uma dúzia de indivíduos que sabem igualmente, mas só podem trazer lentamente à luz o seu saber.
... grande é o poder do hábito.
Um amigo meu que é dotado de humor, pretende que a razão da natureza mostrar arte tão perfeita em organizar crepúsculos de beleza inconcebível, é que por força de fazer tanto a mesma coisa, afinal acabou aprendendo. Não se fala melhor de um assunto de que temos experiência do que de um argumento novo?
“ A prática fez mais seres bons que a natureza”, dizia Demócrito... Não se trata de expressar nosso pensamento ou de escolher nosso caminho, mas de sobrepujar em tudo o que fazemos as dificuldades do meio e do material.
Mas aquele poder, aquele espírito, agente em que a natureza se apóia para concluir o trabalho do dia – na medida em que damos importância a vida doméstica e aos bens deste mundo, devemos respeitá-lo. E acho que lhe podemos aplicar regras, porquanto está tão sujeito como os fluidos e os gases à aritmética e às leis exatas; pode-se economizá-lo ou desperdiçá-lo; todo homem não possui eficiência senão na medida em que é receptáculo ou recipiente que contém aquela força, e jamais se realizou um feito histórico, uma obra notável, se não por sua causa. Esse poder não é o ouro, mas o fator do ouro; não é a glória, mas o ato glorioso.
Se essas forças e seu controle estão ao alcance de nossa vontade, se podemos ler suas leis, inferimos que todo êxito, toda vantagem que podemos conceber para o homem está também ao seu alcance cedo ou tarde, e tem suas próprias regras sublimes, mercê das quais podemos atingi-lo. O mundo obedece à leis matemáticas, em toda sua vasta curva movente nada é deixado ao acaso. O sucesso não é mais anormal que o linho e a musselina que tecemos com os nossos teares... A máquina do mundo é mais complexa que a máquina de tecer a chita, e o arquiteto se rebaixou menos.
A RIQUEZA
Qual dos gênios nos dirá o passado misterioso,...
... Até que surge o Espírito, a vontade sábia,
Para arrancar ao limo um mundo à sua imagem.
Então se viu emergir do caos sombrio,
O templo, a cidade, a oficina de trabalho, o armazém;
Então a nave colossal singrou o Atlântico
Para levar ao norte as árvores do trópico;
Teceu um vento poderoso, ficou a torrente rude,
A água seguiu os caminhos que a arte lhe traçou;
E o vapor, a máquina de força sempre pronta,
Obedeceu como escravo ao sonho do poeta;
Construíram-se as docas, onde as barras de metal,
Juntas aos fardos, rolaram em milhões.
Mas, embora ao pronto olvido se incline o homem,
A Matéria é fiel e paga ainda sua dívida:
Trabalha sempre para extrair do seio,
Massas, átomos, a relação, a Lei.
Ligando em segredo, por uma força obscura,
Ao espírito da criança, a alma da Natura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário